Olá pessoal, hoje estou trazendo uma explicação completa de como usar o Tray Importer, essa ferramenta tão importante pode ser usada pra exportar conteúdos do seu jogo, como por exemplo, casas, cômodos, Sims.
Também é muito útil, pois permite que o usuário identifique os conteúdos personalizados que foram usados e compartilhe com outros jogadores.
Principais Recursos
Exportar conteúdos do The Sims 4 para download externo, com ou sem os conteúdos personalizados que foram usados na construção de um lote/cômodo ou na criação de um Sim, esse é o que diferencia este aplicativo da galeria online do jogo, que atualmente é impossível fornecer o conteúdo personalizado que foi usado, apenas indicar que há conteúdo personalizado e talvez colocar um link na descrição de onde encontra-lo.
Obter uma visão geral da sua biblioteca do jogo.
Remover conteúdos personalizado com bugs ou que você não deseja mais e não sabe onde encontra-los na sua pasta Mods.
É possível extrair imagens dos lotes/Sims que foram criados por você.
Essa ferramenta possibilita a edição de imagens de lotes e Sims, é possível tirar algumas fotos do lote no jogo utilizando a tecla C e substituir as imagens que são geradas automaticamente pelo jogo para o lote, desta forma você pode escolher um ângulo melhor para valorizar sua criação.
Use a aplicação para encontrar conflitos acessando Ferramentas → Encontrar conflitos, para verificar itens duplicados ou em conflito (não recomendo esta aplicação para este tipo de busca, não é completa e um pouco confusa, recomendo Mod Conflict Detector)
Como Baixar
Compatível com Windows 8 / 10 / 11 / Mac OS
Disponível em 7 idiomas: francês, alemão, inglês, chinês, espanhol, russo e português.
Você pode baixar a aplicação direto do site do criador AQUI, este link faz o download direto da última versão do Tray, caso não esteja atualizado você pode verificar AQUI a lista de versões do criador, o site está em francês, por este motivo algumas pessoas podem não encontrar o botão de download, coloquei uma imagem para facilitar a visualização.
Ao clicar no botão o download começa imediatamente e o arquivo poderá ser encontrado na sua pasta Downloads. Basta executar o arquivo e instalar a aplicação.
Você também vai precisar do recurso da Microsoft chamado .NET Framework. Para algumas versões do Windows esse recurso já é instalado junto com atualizações, para verificar se você possui esse recurso, basta ir em → Disco Local (C): → Windows → Microsoft.NET, se você tiver uma pasta chamada Framework ou Framework64 (para computadores 64 bits) você já possui o recurso e não precisa baixar.
Se você não tiver você pode baixar a versão compatível com seu Windows AQUI.
Ao abrir pela primeira vez, talvez a aplicação não encontre a sua pasta do jogo e consequentemente não abra sua biblioteca do jogo, se isso acontecer, com a aplicação aberta, no menu escolha → Ficheiro → Definições, irá abrir uma nova janela, na primeira aba chamada Jogo, provavelmente sua janela estará com alguns itens em vermelho com uma exclamação, indicando que não foram encontrados.
Neste caso primeiro você deverá desmarcar a caixinha onde esta escrito Detectar automaticamente e depois clicar no botão Encontrar, se mesmo assim a aplicação não encontrar a pasta do seu jogo você deverá fazer algumas alterações de forma manual, segundo você deve alterar se seu jogo for a versão Legacy, Steam ou Demo, terceiro e por ultimo você deverá indicar na qual pasta está seu jogo, clica nos 3 pontinhos e procura a pasta The Sims 4.
Depois que a aplicação encontrar o jogo basta clicar no botão Salvar na parte superior direita e depois fechar a aplicação e abrir novamente que os itens da sua galeria do jogo estarão todos listados.
Neste menu principal você pode escolher 1 item da sua lista de criações a esquerda clicando nele, abrirá todas as informações do item, será possível navegar nas abas acima da imagem do item selecionado onde temos:
Geral: Nesta aba vemos todas as informações do item assim como ele é visto na galeria do jogo.
Ficheiros: Nesta aba podemos visualizar os arquivos do item na pasta Tray do jogo.
CC: Nesta aba é possível visualizar uma lista com todos os conteúdos personalizados usados no item selecionado.
Neste menu também é possível filtrar itens usando os botões acima da lista de itens, onde temos as opções de filtrar para mostrar somente Famílias, Lotes, Quartos (cômodos) ou mostrar tudo. Também é possível filtrar por criador, conteúdos criados por você por outros ou mostrar tudo, e também pesquisar um item pelo nome utilizando a caixa de pesquisa.
Exportar Itens
No ícone de salvamento no canto superior direito, você pode escolher 3 tipos de exportação dos arquivos do item selecionado:
Exportar: Irá exportar apenas os arquivos Tray do item selecionado.
Exportar com CC: Irá exportar os arquivos Tray e Mods (se houver) do item selecionado.
Salvar imagens: Irá salvar as imagens do item selecionado.
Ao escolher um dos tipos de exportação, abrirá uma nova janela de salvamento, onde você poderá escolher onde salvar o arquivo gerado e renomear. Os arquivos são salvos compactados, isso facilita o envio dos mesmos.
Remover CC indesejado ou Bugado
Primeiro você deverá abrir o jogo, criar um Sim ou uma construção com tudo que você deseja remover da pasta Mods e salvar na sua biblioteca. Eu escolhi criar um Sim, desta forma as imagens serão um exemplo de Sim, mas é possível criar uma construção com a mesma finalidade e seguir os mesmos passos.
Assim que terminar feche o jogo e abra o Tray Importer, lembrando que o Tray Importer não abre se o jogo estiver aberto e vice-versa, pois ambas aplicações utilizam as mesmas pastas do jogo. Ao abrir o Tray Importer o seu item criado será o primeiro da lista, basta clicar nele e escolher aba CC.
Na imagem a seta preta representa a aba que deve estar selecionada para os CCs aparecerem e a seta vermelha representa o CC bugado que irei remover da minha pasta Mods. Ao dar um clique no nome do CC em azul, ele abrirá uma imagem assim como aconteceu na imagem acima, facilitando para podermos visualizar se é este mesmo o conteúdo que desejamos remover, agora basta dar dois cliques no nome do CC em azul, abrirá uma janela mostrando onde o item se encontra, basta deletar o item e pronto, ele foi removido da sua pasta Mods e não aparecerá mais no jogo.
Alterar imagens da galeria
Para poder alterar a imagem do seu lote/Sim, é necessário salva-lo na sua biblioteca do jogo para que apareça listado na aplicação Tray Importer, depois você precisará tirar uma foto do seu Sim/lote usando a tecla de atalho C do seu teclado com o jogo aberto, você poderá utilizar o Mod de poses se preferir (Sims) ou reshade (Sims/lotes) tire uma foto bem bonita, pois a mesma será utilizada para substituir a do jogo. As capturas de tela do seu jogo são salvas em Documentos → Eletronic Arts → The Sims 4 → Capturas de tela.
Você também poderá usar algum software de edição de imagem se preferir, para deixar suas fotos ainda mais bonitas.
Eu vou dar exemplos com imagens de uma Sim que criei, mas é possível criar/salvar uma construção com a mesma finalidade e seguir os mesmos passos.
Na esquerda é a imagem atual da Sim na galeria e na direita é a imagem que usarei para substituir a atual.
Agora vamos abrir o Tray Importer, lembrando que para isso devemos estar com o jogo fechado. Ao abrir o Tray Importer o seu item recém criado será o primeiro da lista, basta clicar nele e escolher a aba Ficheiros, você pode contar o número de fotos que existem, as fotos tem o nome image no arquivo, no caso da minha Sim, existem 3 arquivos image, mas como uma dessas imagens não conta como foto, pois se trata de uma miniatura, então, podemos contar que temos 2 fotos diferentes, desta maneira eu poderia tirar 2 fotos diferentes para substituir as existentes, mas escolhi substituir apenas uma.
A imagem principal é aquela que você vê quando sua criação é exibida nos resultados de busca na Galeria, ela é uma miniatura. Dentre as demais imagens existe uma que é a versão ampliada da imagem principal, por esse motivo no total de imagens sempre contamos uma a menos, pois se trata da miniatura.
Portanto, se houverem 4 arquivos image, você na verdade terá apenas 3 fotos diferentes. Dentre as 3 fotos uma será a principal que substituirá a versão grande e a miniatura.
Para substituir basta clicar na imagem que deseja substituir no Tray Importer com o botão direito e escolher substituir.
Irá abrir uma nova janela onde você deve escolher a opção “Abrir imagem” para poder selecionar a imagem que irá substituir a escolhida, depois de encontrada a imagem basta dar dois cliques nela e escolher a opção “Aplicar” e depois “Fechar”.
Faça isso com todas as imagens, ou se assim como eu deseja substituir apenas a imagem de capa, basta substituir as primeiras imagens pela mesma foto, agora basta fechar o Tray Importer, abrir o jogo e procurar sua criação na sua biblioteca.
Agora você pode compartilhar sua criação na galeria online.
Você pode conferir como exportar Sims e Lotes no vídeo abaixo:
Você pode conferir como remover o CC bugado no vídeo abaixo:
Você pode conferir como mudar a imagem da galeria no vídeo abaixo:
Recentemente houve um ataque ao site do criador do Tray Importer, ele se manifestou quanto a isso, pedindo para que todos que tivessem a aplicação dele atualizassem a mesma, a preocupação dele se deve ao fato de o programa anterior ter acesso a internet, nesta nova versão o criador removeu qualquer acesso.
DOWNLOAD:
Você pode baixar a aplicação direto do site do criador AQUI, este link faz o download direto da versão 1.25.3.1 de 16/03/2025 do Tray, caso não esteja atualizado você pode verificar AQUI a lista de versões do criador juntamente com a versão para MAC, confira como instalar nesta postagem no título "Como Baixar".
Obrigada por visitar meu site ♥